O gerenciamento de instalações abrange uma variedade de disciplinas e serviços para garantir a funcionalidade, conforto, segurança e eficiência de um ambiente construído – edifícios e terrenos, infraestrutura e imóveis.

Inclui:

Operações e manutenção
Gerenciamento de comunicações
Gerenciamento de emergências e continuidade de negócios
Gestão ambiental e sustentabilidade
Hospitalidade
Fatores humanos e ergonomia
Gerenciamento de Projetos
Gestão imobiliária2

O gerenciamento de instalações é dividido em duas áreas básicas: Hard Facilities Management (Hard FM) e Soft Facilities Management (Soft FM). O Hard FM lida com ativos físicos, como canalizações, aquecimento e refrigeração, elevadores. O Soft FM concentra-se em tarefas executadas por pessoas como serviços de custódia, contabilidade de aluguel, restauração, segurança e manutenção de motivos.

O gerenciamento de instalações também se refere a sistemas e software de gerenciamento de instalações. Vastas quantidades de dados – geralmente chamadas de Internet of Things (IoT) – são geradas por ambientes construídos por meio de sensores, medidores, medidores e dispositivos inteligentes.

Uma série de artigos do WIRED Brand Lab demonstra como os dados e cognitivos estão remodelando a forma como os edifícios são construídos, gerenciados e experienciados.

Entre em contato e podemos auxiliar no gerenciamento de facilities na Tecnologia da Informação da sua empresa ou comércio.

Free Web Hosting