A infraestrutura de tecnologia da informação é definida amplamente como um conjunto de componentes de tecnologia da informação (TI) que são a base de um serviço de TI; componentes tipicamente físicos (hardware e instalações de computadores e redes), mas também vários componentes de software e de rede.

Os campos de gerenciamento de TI e gerenciamento de serviços de TI dependem da infraestrutura de TI, e a estrutura ITIL foi desenvolvida como um conjunto de práticas recomendadas com relação à infraestrutura de TI.

A infraestrutura de TI corporativa geralmente se refere aos componentes necessários para a existência, operação e gerenciamento de um ambiente de TI corporativo. Pode ser interno a uma organização e implantado em instalações próprias, ou implantado em um sistema de computação em nuvem ou em uma combinação dos mesmos. Uma infraestrutura de TI consiste em um conjunto de dispositivos físicos e aplicativos de software necessários para operar toda a empresa.

Todo o hardware, software, redes, instalações etc. necessários para desenvolver, testar, fornecer, monitorar, controlar ou dar suporte a serviços de TI. O termo infraestrutura de TI inclui toda a tecnologia da informação, mas não as pessoas, processos e documentação associados.

Um mainframe é o repositório central de dados, ou hub, no centro de processamento de dados de uma corporação, vinculado aos usuários por meio de dispositivos menos potentes, como estações de trabalho ou terminais. A presença de um mainframe geralmente implica uma forma centralizada de computação, em oposição a uma forma distribuída de computação.

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